Clique nas imagens para ampliar
A calibração de válvulas de controle é um processo especializado e crítico para a manutenção da segurança e da produtividade na planta industrial. Primeiramente, vale considerar que o procedimento de calibração de válvulas de controle depende do posicionador que está instalado na válvula de controle.
Isso ocorre porque o posicionador de válvula recebe dados do controlador e, em seguida, envia pressão para a válvula, a fim de movê-la para cima ou para baixo. Assim, a calibração de válvulas de controle deve ser feita com atenção especial a esse aspecto, para que seja profícua. Além disso, o procedimento de calibração de válvulas de controle pode diferir de acordo com o fabricante do produto.
ASPECTOS PRINCIPAIS DA CALIBRAÇÃO DE VÁLVULAS DE CONTROLE
Para iniciar a calibração de válvulas de controle, deve ser observado os dados do posicionador. Se o posicionador pneumático estiver recebendo um sinal entre 3 e 15 psi, o procedimento deverá ser realizado de maneira totalmente manual.
Primeiro, a câmara é avaliada, com o objetivo de analisar sua adequação ao posicionador e se está bem instalada. A seguir, é necessário verificar o braço de feedback. A depender do tipo e das condições da válvula, para fazer a adequada calibração de válvulas de controle, pode ser preciso tomar algumas medidas para instalar o posicionador na válvula, como manter a válvula em 50% da faixa ao montar o posicionador.
Além disso, para que a calibração de válvulas de controle funcione, também é imprescindível confirmar se o suprimento de ar está conectado, para obter a pressão de trabalho suficiente, e se a saída do posicionador está conectada ao atuador da válvula. Para prosseguir com a calibração, é necessário fornecer 4 miliampères (mA) para definir a posição zero. Em seguida, deve-se fornecer 20 mA e o ajuste do SPan usando o flapper.
Quando o ajuste de amplitude é concluído, verifica-se o zero. Pode ser que haja a necessidade de repetir esse procedimento mais algumas vezes. Por último, é necessário subir e descer o curso da válvula, usando 4, 8, 12, 16 e 20 mA.
FORNECIMENTO DE PEÇAS E ASSISTÊNCIA TÉCNICA PARA VÁLVULAS
A partir de sua sede, em Valinhos, interior de São Paulo, a EcoVapor Comércio e Manutenção de Peças Industriais LTDA. ME distribui peças e componentes para caldeiras a clientes localizados dentro da distância de até 200 km da empresa. Além disso, seus serviços incluem assistência técnica, que garante soluções ambientalmente sustentáveis para o controle da emissão de gases à atmosfera.